É mentira que o governo Lula quer cobrar "IPVA" para bicicletas
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República desmentiu nesta segunda-feira (30) boatos que circulam nas redes sociais sobre a suposta intenção do governo federal de cobrar IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de bicicletas. A informação, compartilhada em vídeos no TikTok, Facebook, X (antigo Twitter) e YouTube, é falsa.
O conteúdo enganoso alega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estariam elaborando um plano para “emplacar bicicletas” e assim incluir os ciclistas no pagamento de tributos anuais. A narração de um dos vídeos diz que “documentos vazados” indicam um suposto rascunho de projeto, o que não tem qualquer respaldo oficial.
Em nota publicada no site do governo, a Secom foi clara: “IPVA não incide sobre bicicletas”. O comunicado destaca que, conforme o Artigo 155, inciso III da Constituição Federal, o IPVA é de competência dos estados e do Distrito Federal e só pode ser aplicado sobre veículos automotores, categoria na qual bicicletas não se enquadram.
A desinformação começou a circular em diferentes formatos desde o início de junho e ganhou força com a publicação recente no TikTok. A Secom reforçou a importância de verificar informações em fontes oficiais antes de compartilhá-las, alertando para o risco de disseminação de fake news.
Fonte: Site Bahia 10
Foto: Reprodução
Nenhum comentário: