Gustavo Carmo assina termo de análise do solo e entrega equipamentos e sementes para produtores rurais
O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, assinou, na manhã desta terça-feira, 10, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), o termo de análise de solo e entregou duas bombas submersas, dois maniveiros e sementes de melancia à Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas (Coopama) e Acafaribe. O objetivo da iniciativa é melhorar a segurança e viabilizar o escoamento da produção tanto para os mercados institucionais quanto práticos.
A empresa Aklo Consultoria e Laboratório de Análise de Solo, Água e Plantas LTDA foi contratada para executar as análises químicas do solo, incluindo medição de acidez e alcalinidade, teor de matéria orgânica e avaliação de teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e elementos como zinco, manganês e cobre. O serviço visa orientar as práticas de manejo que aumentem a disponibilidade de nutrientes e a atenção de água no solo.
De acordo com o consultor André Santos de Oliveira, com a análise do solo, o produtor saberá exatamente quando e quanto aplicar de calcário, adubo ou corretivo, evitando desperdícios e garantindo a terra mais saudável e produtiva. “Isso também contribui para o aumento da qualidade dos produtos, maior competitividade no mercado e possibilidades reais de acesso a programas institucionais de compra e assistência técnica”, explica. “Nossa equipe trabalhará com rigor metodológico, transparência e compromisso com prazos, oferecendo suporte técnico e capacitação para que as recomendações cheguem de forma clara e aplicável ao dia a dia dos agricultores. Queremos construir, junto com a Coopama e a prefeitura, um processo contínuo de melhoria do solo e dos sistemas produtivos”, acrescenta André.
Janete Nascimento, presidente da Coopama, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca na região. Segundo ela, a cooperativa já dispõe de uma unidade de beneficiamento de farinha e fécula e pretende ampliar a produção e a comercialização, beneficiando cooperados de diversas comunidades rurais de Alagoinhas não apenas a localidade do Papagaio, onde se concentra a estrutura da cooperativa. Sobre os maniveiros, Janete explicou que se trata da “estrutura que concentra bomba e sistema de segurança, além do fornecimento de mudas, reduzindo riscos de perdas na produção”. Ela classificou as ações como um “avanço inesperado para a agricultura familiar local” e destacou a atuação conjunta dos governos estaduais e municipais.
Gustavo Carmo disse que a análise de solo “é uma ação básica e fundamental para que possamos decidir o que fazer com a nossa terra: o que plantar ou como melhorar a produção daquilo que já foi escolhido para cultivo. Por isso, este é um dia importante para a nossa agricultura, sobretudo para a agricultura familiar e para as pequenas propriedades. Quem realmente precisa desse apoio são os pequenos produtores. Vivemos em uma realidade em que quase 20% da população reside na zona rural, e cada ação realizada pela prefeitura é para fortalecer a permanência dessas pessoas no campo”.
Para o secretário Dijalma Santos, da SDRA, manter as famílias no campo significa garantir condições dignas de sobrevivência, com renda, honradez e qualidade de vida. “Atualmente, as empresas produzem mais com menos pessoas, e até mesmo o comércio físico vem perdendo espaço para as compras realizadas pela internet. Nesse sentido, é fundamental que tenhamos como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas para a zona rural, assegurando o desenvolvimento sustentável e a permanência digna das famílias no campo”, observa ele.
Fonte: Secom Alagoinhas
Foto: Roberto Fonseca Secom Alagoinhas


Nenhum comentário: