COP 30: Voos internacionais para Belém crescem, mas atendem só 11% da demanda.

 





Há apenas seis voos internacionais para o aeroporto, que tem 0,28% do fluxo estrangeiro do Brasil.


A oferta de bilhetes aéreos para Belém no mês da COP30 terá crescimento de dois dígitos na comparação com 2024. Apesar do aumento, a chegada das delegações internacionais à capital paraense é o primeiro grande desafio logístico para a conferência.



O aeroporto Val-de-Cans é o mais movimentado do Norte do Brasil. Com 2,7 milhões de passageiros de janeiro a setembro de 2025, o terminal é o 14º mais movimentado do país, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).


Em 2025, Belém é destino ou origem de 1,83% de todo o fluxo de passageiros domésticos. A participação da cidade nos voos internacionais, porém, é bem menor: 0,28%.


Em novembro, estão programados 31 voos internacionais para Belém que, juntos, terão 5.610 assentos. Abear (Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a oferta é 44% maior que a vista um ano antes. Apesar disso, o número é muito menor que os mais de 50 mil participantes estrangeiros esperados para a Conferência.


Há seis rotas internacionais regulares que chegam e partem da cidade da COP30 – nenhuma diária. Dos Estados Unidos, há voos para dois destinos na Flórida: Fort Lauderdale e Miami. Da Europa, o único voo é para Lisboa. Na América do Sul, há ligações com Bogotá, na Colômbia, Caiena, na Guiana Francesa, e Paramaribo, no Suriname.


Essa oferta restrita de voos internacionais pode tornar a chegada a Belém complexa.


Na América do Sul, as conexões mais rápidas de Buenos Aires à cidade da COP levam cerca de 8 horas, enquanto as opções mais longas podem ter uma jornada de até 15 horas. Da América do Norte, as opções de Washington levam média de 20 horas.


Para além-mar, a jornada costuma levar mais de um dia. Da África, uma viagem de Johanesburgo pode tomar até 32 horas do passageiro até a capital paraense. De Pequim, as alternativas mais rápidas levam pelo menos 35 horas, mas podem chegar a 50 horas entre voos e conexões.


Entre as rotas domésticas, São Paulo é o destino mais frequente, com quase dez voos diários diretos para Guarulhos ou Campinas. Depois, Brasília, Manaus e Macapá são os destinos mais movimentados. Para o Rio de Janeiro, só há um voo diário sem conexão.


Segundo a Abear, serão oferecidos 245,7 mil assentos em voos domésticos para Belém no mês da COP. O número de lugares é 19% maior que um ano antes. Ao todo, serão 1.395 voos domésticos.


Ampliação do aeroporto


No sábado (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou obras de ampliação e modernização do aeroporto de Belém.


A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) anunciou que investiu R$ 450 milhões no projeto que inclui um novo terminal de passageiros, cuja entrega foi antecipada em quase um ano para coincidir com o período da COP30. Com a ampliação, a capacidade do terminal quase dobra, de 7,7 milhões para 13 milhões de passageiros por ano.


Fonte: Cnn Brasil 

Foto: Reprodução 

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