Fórum de Prefeitos em Dubai 2025: Da Teoria à Prática e Quais Ativos Esperar?

 




A participação de prefeitos brasileiros no Asia Pacific Cities Summit & Mayors’ Forum 2025 (2025 APCS), realizado em Expo City Dubai, abre várias possibilidades concretas do que eles poderão “trazer de Dubai” ou seja, levar de volta para seus municípios em termos de ideias, parcerias, conhecimento e inovação.


Foram três dias de muitas oportunidades para todos que tiveram o privilégio da participação em tão importante evento global que poderá certamente contribuir muito para os municípios do Brasil. 


Com certeza uma oportunidade de aprendizado para implantar nos municípios projetos valiosos como:


● Conhecimento e boas práticas de governança urbana através dos Projetos de infraestrutura digital, mobilidade, espaços comunitários, resiliência urbana, cidades inteligentes. 


Com isso, os prefeitos poderão adaptar para suas cidades métodos de digitalização da gestão, monitoramento ambiental, mobilidade urbana, participação cidadã, entre outros.


Acordos internacionais podem abrir portas para cooperações técnicas, transferência de tecnologia e participação em redes internacionais de cidades.


O evento é também voltado para negócios, investimentos e conexão entre cidades e o setor privado global. 


A delegação brasileira foi citada como “levando experiências e projetos que destacam o país em temas como turismo sustentável, tecnologia, governança pública e mobilidade urbana”.


Quais são os passos necessários para que os municípios transformem as experiências e oportunidades do 2025 APCS em resultados concretos para a população?


Após o evento, os prefeitos precisam internalizar essas ideias e traduzir para a realidade local, ajustando o orçamento municipal e o perfil da cidade dando prioridades de fato aos cidadãos.


● Também será necessário criar um plano de ação para aplicar o que foi aprendido ou negociado, como a renovação de contratos, parcerias público-privadas, adaptação de tecnologia etc.


● Buscar o monitoramento de resultados para que essas parcerias ou práticas não fiquem apenas no papel,sendo essencial que haja métricas, cronograma, responsabilidades claras.


Foram três dias em que se viu vários exemplos concretos do que poderá ser “trazido” ao Brasil e na medida do possível implantar em seus municípios.


● Um município poderá trazer um projeto de mobilidade elétrica ou transporte urbano conectado inspirado em infra estruturas de cidades do Oriente Médio/Ásia.


● Um outro poderá trazer um plano de digitalização da prefeitura com integração de dados urbanos e com isso transformar em cidade inteligente.


● Pode-se trazer modelo de financiamento ou parceria internacional para desenvolver infraestrutura sustentável ou resiliente ao clima local.


Enfim, o evento acabou e agora os prefeitos brasileiros que participaram da Expo 2025APCS podem voltar ao Brasil com projetos concretos e replicáveis, que unem inovação, sustentabilidade e governança moderna desde tecnologias simples para pequenas cidades até estratégias globais para grandes centros urbanos.


Por Rodrigo Moura.'.


Radialista com RPR/DRT N° 9378/BA.


Foto: Future World Expo Dubai 


Nenhum comentário: