Dois dias após receber a aplicação da Lei Magnitsky pelos EUA, Moraes desbloqueia as redes de bolsonarista
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desbloqueio das redes sociais do jornalista Rodrigo Constantino, na última sexta-feira (1).
A decisão ocorre dois dias após os Estados Unidos sancionarem o ministro com a Lei Magnitsky, que serve para punir estrangeiros que os EUA considerem grandes violadores de direitos humanos.
Advogado de Filipe Martins, um dos acusados pela suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, Jeffrey Chiquini classificou a decisão como “efeito Magnitsky”, referindo às sanções impostas a Moraes pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Efeito Magnitsky? Moraes acaba de determinar o desbloqueio de todas as redes sociais do Rodrigo Constantino: TODAS – X, Instagram, TikTok, Facebook, YouTube…”, escreveu Chiquini em seu perfil no X.
A decisão também foi comemorada pelo advogado de Constatino, Emerson Grigollette.
“O escritório acabou de ser intimado pelo Gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, DEFERINDO o pedido de desbloqueio de todas as redes sociais do grande Rodrigo Constatino. O escritório está acompanhando o cumprimento de referida ordem pelas respectivas plataformas. Seja bem vindo de volta, meu caro! Sigamos firmes na luta pela liberdade de expressão e por JUSTIÇA!”, afirmou.
Apesar de permitir somente agora o desbloqueio das redes sociais de Rodrigo Constantino, o ministro Alexandre de Moraes havia autorizado a liberação de suas contas bancárias em 31 de março deste ano. O pedido da defesa tinha como justificativa usar os valores para custear o tratamento de câncer de Constantino.
Fonte: Bnews
Foto: Reprodução
Nenhum comentário: