Jerônimo projeta abertura de 3 mil postos de trabalho até o final do ano na fábrica da BYD; número pode chegar a 20 mil.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez uma estimativa de que, até o final deste ano, 3 mil novos postos de trabalho serão criados na fábrica da montadora BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana, inaugurada nesta terça-feira (1º).
Em entrevista à imprensa, o governador exaltou o potencial da fábrica, a primeira da montadora fora da Ásia. Ele citou que, inicialmente, 800 empregos foram gerados e projetou que quando a unidade estiver funcionando a pleno vapor este número poderá chegar a 20 mil.
“Claro que na medida em que eles forem ampliando, esse número poderá chegar aos 10, 20 mil. O que importa é a cadeia toda. Eu estou falando da cadeia dos componentes, eu estou falando dos empregos indiretos e estou falando do potencial nosso de dar vazão à energia produzida na Bahia”, disse.
Jerônimo ainda completou que das duas vezes em que esteve na comitiva do presidente Lula em viagem à China, sentiu que a relação com o empresariado local sempre foi amistosa.
“Saio daqui hoje com a sensação de missão cumprida. A minha ida à China duas vezes na comitiva do presidente Lula, depois da própria parceria entre o governo federal, o ministro Alckmin, o ministro Haddad, o ministro Rui Costa sempre ali, a BYD colocando as condições, dos incentivos lá, mas também no município [de Camaçari] e a gente fazendo aquilo que é papel nosso no Estado, abrir as portas, facilitar ao máximo as condições de agilidade nos tempos, mas tudo dentro da regra, seja ambiental, trabalhista, seja o que for, inclusive, do uso de tributos e incentivos fiscais”, explicou.
Funcionamento
Sobre a previsão de funcionamento da fábrica, o vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, adiantou que a produção dos primeiros dois modelos nacionais, BYD Dolphin Mini e Song Pro (GL/GS) começará nas próximas semanas.
“O que estará sendo feito nos próximos dias é a fase de liberação das licenças que são necessárias, que serão nos próximos dias. Então, em poucas semanas estaremos de volta aqui celebrando a produção em linha dos veículos para poder começar a fabricação oficial em linha dos carros elétricos”, frisou.
Fonte: Política Livre
Foto: Reprodução
Nenhum comentário: