Governo Lula quer criar versão nacional do GPS americano
O governo brasileiro criou um grupo para o desenvolvimento de um sistema nacional de navegação por satélite, uma espécie de "GPS genérico" e com tecnologia própria. A medida veio no memonto da especulação de que EUA podem bloquear uso de tecnologia americana no Brasil.
Representantes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e de quatro ministérios — Ciência e Tecnologia (responsável pela coordenação dos trabalhos), Defesa, Comunicações e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços —, participarão das reuniões que vão acontecer no Palácio do Planalto.
Outras nove instituições também vão participar do processo, a exemplo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Instituída pelo GSI, a resolução define alguns propósitos como elaborar estudos sobre possíveis rotas e desafios tecnológicos, capacidades laboratoriais e industriais instaladas e necessárias para um sistema próprio e diagnosticar vulnerabilidades decorrentes da dependência de sistemas estrangeiros.
A resolução foi aprovada em 1º de julho e tem prazo de 180 dias, prorrogável por igual período, para entregar suas conclusões.
Fonte: Bnews
Foto: Reprodução
Nenhum comentário: