ACM Neto sobre junção entre União Brasil e PP: “A federação não foi montada para impor de maneira ditatorial nada a ninguém”
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, falou sobre a federação partidária entre o União Brasil e o PP, que foi oficializada no dia 29 de abril. Em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (8), durante a homenagem que recebeu da Câmara Municipal de Feira de Santana, que concedeu a ele o título de Cidadão Feirense, Neto comentou sobre a situação da união dos partidos na cidade, onde 11 vereadores integram a federação.
“A federação não foi montada para impor de maneira ditatorial nada a ninguém. Nós vivemos em um regime democrático em que as opiniões devem ser sempre respeitadas e compreendidas. […] A gente defende a democracia e respeita as opiniões e as posições divergentes da constituição da federação. Mas é bom lembrar que após a formalização da federação, do ponto de vista prático do legislativo, as duas bancadas passam a atuar como uma só. Isso vale para o Senado Federal, para a Câmara dos Deputados, para as Assembleias Legislativas e para as Câmaras de Vereadores”, disse o vice-presidente nacional do União Brasil.
ACM Neto pontuou, porém, que isso não significa que todos os vereadores vão ser obrigados a seguir uma mesma linha.
“Não! Repito, a gente respeita as diferenças, mas, em termos práticos, os partidos passam a atuar de uma maneira única, seja na atuação legislativa ou mesmo eleitoral. Em 2026, nós vamos ter uma única agremiação, e em 2028, na eleição municipal, também, porque a federação, pela lei, ela tem que valer no mínimo durante quatro anos”, detalhou.
Segundo o ex-prefeito de Salvador, quem tiver mandato de deputado e não estiver satisfeito com a federação, vai poder sair do partido na janela partidária que vai abrir em março de 2026: “Até lá, é conviver, respeitando as diferenças e sem qualquer tipo de pretensão de querer obrigar qualquer coisa. Eu, particularmente, não estou preocupado com isso. A minha preocupação é que a federação impulsione o futuro, não pressione o presente”.
A federação
A federação partidária entre o União Brasil e o PP terá 109 deputados federais, tendo assim a maior bancada da Casa, e 14 senadores, além de seis governadores e 1.343 prefeituras.
A federação ainda terá o maior fundo partidário do país para as eleições de 2026, ultrapassando o Partido Liberal (PL).
Essa é a quarta federação partidária formada no país. As demais em vigor são Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Psol/Rede e PSDB/Cidadania.
Fonte: Site OFF NEWS
Foto: Reprodução
Nenhum comentário: