Direto de Brasília: Joseildo Ramos fala sobre projeto que cria SUS da Extensão Rural;

 





O projeto que cria o Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater) deve ser encaminhado à Câmara dos Deputados até o início de maio. A informação é do deputado Joseildo Ramos (PT-BA) que idealizou a proposta que foi formatada nos últimos dois anos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo o parlamentar, o Suater vai proporcionar uma "revolução" na produção de alimentos por parte da agricultura familiar.



"É uma engrenagem que se pretende [que] seja tripartite, unificando os interesses municipais, dos estados e da federação brasileira. Como é que esse sistema se sustentaria? Em primeiro lugar por adesão dos municípios e pelo interesse na agricultura familiar que todos os estados nesse momento bancam e o governo federal precisa organizar esse sistema para que ele rode envolvendo de maneira tripartite município, estados e a federação", explicou o parlamentar.


Ramos salientou a importância de as universidades empresas públicas também integrarem o sistema. "É preciso incluir a academia brasileira, principalmente a academia pública estadual e federal e também empresas, que são várias estaduais e federais de pesquisa agropecuária. Isso faria com que esse país que tem um agrodinamismo muito grande, talvez o maior do mundo, tem cinco macrorregiões e tem uma agricultura familiar diversa. Qual é o grande problema? Para além do aspecto tecnológico, tem a assistência técnica e extensão rural, que se caracteriza por uma educação não formal, onde se tratará das questões mais básicas de sustentação de uma família, de valores éticos, de uma série de situações na produção", comentou o petista.



Joseildo Ramos, que salientou que até 75% do que chega à mesa dos brasileiros é produzido pela agricultura familiar, disse que os saberes tradicionais e quilombolas utilizados na produção de alimentos devem ser aproveitados. Ele, entretanto, aponta que somente 16% dos agricultores familiares têm direito à extensão rural. "Esse sistema iria administrar o conhecimento ancestral, iria fazer a agricultura em cada parte, cumprindo um processo que hoje não existe. A agricultura familiar não é a mesma no Brasil como um todo", pontuou o deputado federal baiano.





Fonte: Bnews 
Foto: Agência Câmara Federal 

Nenhum comentário: