Bolsonaro fala sobre chances de ser preso: “A possibilidade existe”
Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta quarta-feira (2) sobre a possibilidade de ser preso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à rede AuriVerde, o ex-presidente comentou sobre o pedido feito pelo ministro Alexandre de Moraes feito à Procuradoria-Geral da República (PGR) para avaliar a necessidade de prisão preventiva de Bolsonaro.
“Até já avisei quem trabalha comigo, dirigindo meu carro, pára nem passar perto de embaixadas. Alguns me criticaram lá atrás, achando que eu ia fugir para a Embaixada da Hungria […] A possibilidade [de ser preso] existe. Nós vivemos uma completa insegurança jurídica. Estou com várias cartas que chegam de presos políticos. Cada um tem um drama”, declarou Bolsonaro
Em um despacho assinado no dia 18 de março, Moraes pede um posicionamento da PGR sobre uma notícia-crime contra Bolsonaro, que pede a prisão do ex-presidente “a fim de garantir a ordem pública e a instrução processual”.
Moraes quer ainda que a PGR analise se, ao convocar atos pedindo anistia aos condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, Bolsonaro “cometeu os delitos de obstrução de Justiça, incitação de crimes contra as instituições democráticas e coação no curso do processo”.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, ainda não se manifestou no processo.
Bolsonaro e outros sete aliados se tornaram réus por organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.
De acordo com o Código Penal, o grupo terá garantias legais, incluindo o direito à ampla defesa.
Fonte: Bnews
Foto: Agência Brasil
Nenhum comentário: