Ofensiva de Elmar é apontada como estopim para crise do União Brasil em Pernambuco
Baiano garante apoio do partido a prefeito de Recife em troca da votos na corrida pela presidência da Câmara dos Deputados.
Favorito na corrida pela presidência da Câmara em 2025, o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) é apontado como grande responsável pela crise no diretório do partido em Pernambuco. A origem da confusão está no acordo fechado entre Elmar a cúpula do PSB que garantiu o apoio do União Brasil à reeleição do prefeito de Recife, João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo na campanha presidencial de 2014 e neto do lendário Miguel Arraes, um dos mais importantes nomes da esquerda brasileira e quadro histórico da sigla socialista. A recompensa pela costura de Elmar favorável a João Campos foi a promessa de adesão dos deputados do PSB à candidatura do parlamentar baiano à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa.
Me inclua fora dessa
O embarque do União Brasil no palanque do PSB de Recife levou o deputado federal Mendonça Filho a pedir licença da direção do partido na capital pernambucana. Ex-ministro dos Educação e principal liderança do antigo DEM no estado, Mendonça Filho admitiu a aliados próximos que decidiu se afastar por causa da determinação da Executiva Nacional da legenda de referendar o acordo de Elmar com o PSB. Disse ainda que era aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) e que, por isso, apoiaria o maior concorrete de João Campos, o deputado tucano Daniel Coelho.
Fonte: Metro 1
Foto: Agência Câmara
Nenhum comentário: